Como sobrevive um hospital público no Brasil – Parte 1

princeton

.

Em um cargo administrativo do Hospital de Clínicas, passei a conhecerr um pouco  dos mecanismos de saúde pública no país.

.

De onde vem o dinheiro, como é gasto e como é obtido?

.

Tudo começa por um teto de orçamento, baseado no seu histórico de produção e remuneração pela tabela SUS. http://portalsaude.saude.gov.br/

.

Esse valor você recebe baseado na sua produção histórica e acordado com a secretária da saúde. É dividido em 12 parcelas.

.

Outros valores podem ser obtidos por ações denominadas extra teto. São ações e procedimentos novos ou que precisam de estímulo inicial para gerar um histórico.

.

Por exemplo, transplantes são pagos caso a caso e funcionam como se o governo comprasse cada procedimento, com valor calculado pelo ministério.

.

No caso de um hospital universitário ligado financeiramente a instituição de ensino, ainda existe um valor substancial que é aportado pelo caixa da universidade.

.

Com essas 2 ou 3 fontes de dinheiro, o hospital deve pagar suas despesas e investir em equipamentos e melhorias.

.

Significa que gastos com funcionários próprios e terceirizados, remédios, próteses, manutenção, compra de novos equipamentos, transporte, água, luz, telefone e centenas de outras despesas são pagas com uma verba calculada a partir da tabela SUS, principalmente.

.

Continua…

Deixe uma resposta