Cardiac Shear Stress : Mais simples e mais perto

1-s2-0-s0301562917301771-gr1

.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0301562917301771?via%3Dihub

.

Cardiac Shear Wave Elastography Using a Clinical Ultrasound System

.

A velocidade de propagação das ondas de cisalhamento está relacionada à rigidez dos tecidos. Nós provamos que um sistema de ultra-som cardíaco clínico regular pode determinar a velocidade da onda de cisalhamento com uma aplicação convencional de Doppler tecidual não modificado (TDI). A investigação foi realizada em cinco simuladores de tecido com rigidez diferente, utilizando uma plataforma de pesquisa capaz de induzir e rastrear ondas de cisalhamento e um sistema cardíaco clínico (Philips iE33, obtendo taxas de quadros de 400-700 Hz em TDI ajustando as configurações normais do sistema). Também testamos a técnica in vivo em um indivíduo normal e em patologias típicas modificando a consistência da parede ventricular esquerda. O scanner da plataforma de pesquisa foi usado como referência. As velocidades de onda de cisalhamento medidas com o TDI no sistema cardíaco clínico foram muito próximas daquelas medidas pelo scanner da plataforma de pesquisa. A diferença média entre os sistemas clínico e de pesquisa foi de 0,18 ± 0,22 m / s, e os limites de concordância, de -0,27 para +0,63 m / s. In vivo, a velocidade da onda induzida pelo fechamento da válvula aórtica no septo interventricular aumentou em pacientes com esperada aumento da rigidez da parede.

.

Vejam a taxa de quadros obtida. Só mesmo na ecocardiografia:

.

The frame rate range achieved was between 420 and 645 Hz, depending mainly on the opening of the TDI field of view. At this depth, a 4-cm maximal opening (40°) of the TDI sector can provide 470 Hz; a 3-cm opening (30°), 570 Hz; and a 2-cm opening (20°), 645 Hz.

.

A ecocardiografia precisa avançar em áreas onde a taxa de quadros por segundo  precisa ser alta. Esta necessidade exclui os métodos RM e Tomo da disputa.

.

Uma pesquisa como a acima coloca a ecocardiografia em ambiente exclusivo!!!

.

 

Deixe uma resposta