Espessura das Carótidas merece um estudo menos controverso

Uma recente metanálise que incluiu 11 estudos populacionais, com mais de 54.000
pacientes, demostrou que a PC, quando comparada à EMI, teve uma maior acurácia diagnóstica como preditor
de infarto agudo do miocárdio (IAM).

.

Inaba Y, Chen JA, Bergmann SR. Carotid Plaque, Compared with Carotid
Intima-Media Thickness, More Accurately Predicts Coronary Artery Disease
Events: A Meta-Analysis. Atherosclerosis. 2012;220(1):128-33. doi:
10.1016/j.atherosclerosis.2011.06.044.

.

A meta-análise de 11 estudos de base populacional (54.336 pacientes) mostrou que a placa carotídea, em comparação com a EMIC, teve uma precisão diagnóstica significativamente maior para a previsão de eventos futuros de IM (AUC 0,64 vs. 0,61, DOR relativo 1,35; IC 95% 1,1–1,82, p  = 0,04). As taxas de eventos de IM em 10 anos após resultados negativos foram menores com placa carotídea (4,0%; IC 95% 3,6–4,7%) do que com EMIC (4,7%; IC 95% 4,2–5,5%). A meta-análise de 27 estudos de coorte diagnóstica (4.878 pacientes) também mostrou uma precisão diagnóstica maior, mas não significativa, da placa carotídea em comparação com a EMIC para a detecção de DAC (AUC 0,76 vs. 0,74, p = 0,21 para DOR relativo 

.

A principal limitação da meta-análise foi a presença de heterogeneidade significativa. Em primeiro lugar, houve uma diferença significativa
na qualidade metodológica.

A inclusão de estudos de baixa qualidade numa meta-análise poderia produzir resultados tendenciosos.

Por conseguinte, efectuámos análise de sensibilidade, excluindo estudos de baixa qualidade, que não que não mostraram uma diferença significativa no desempenho do teste.

Em segundo lugar, verificou-se houve um viés de publicação significativo na meta-análise dos estudos de coorte de diagnóstico. Utilizámos o método “trim-and fill” para o para o ajustamento do viés de publicação e demonstrámos que a influência era mínima.

Em terceiro lugar, a meta-análise que utiliza dados agregados publicados pode não detetar factores de confusão ou problemas metodológicos nos estudos primários.

Finalmente, os protocolos de varrimento da ecografia carotídea para a avaliação da carótida para a avaliação da placa carotídea e da CIMT foram diferentes entre os estudos. A meta-análise de cada doente seria necessária para examinar adequadamente examinar adequadamente estas questões.

Deixe uma resposta