Radiologistas britânicos e técnicos de radiologia podem vetar pedidos de exames vindo dos clinicos
O SUS deles tem este poder:
“Como não temos radiologistas suficientes, nossos técnicos de modalidade (TC, RM etc) realizam o exame de 1ª linha.
Na tela de verificação do RIS, temos todos os 3 bits de informação disponíveis em UMA tela
- histórico completo de imagens
- informações do cartão de solicitação / pedido digitalizados
- Opção – “aprovar”, “recusar” e “alterar vetter”
- A maioria dos pedidos é aprovada pelos técnicos:
-Eles podem facilmente mudar o código do exame para o apropriado.
-Eles recusam os pedidos duplicados.
-Quando não tiverem certeza da adequação, “mandam” para os radiologistas especializados “MSK, Paeds etc.). Provavelmente recebemos 5% dos exames aprovados por radiologistas – mas esses são os mais complicados. O cancelamento de exames por inadequação pode consumir tempo. No entanto, temos sorte, pois, com o nosso RIS, temos um link de contexto de 1 clique para a RPE do paciente para ver a história clínica completa, um link de contexto de 1 clique para resultados de sangue e relatórios de patologias – isso nos permite tomar uma decisão instruída de cancelar ou mudar os exames para o apropriado.
Quando cancelamos os exames, colocamos o exame em “serviço de limpeza” para solicitações eletivas – nossa secretária informa à secretaria dos consultores que o exame foi cancelado e o referenciador pode ligar para os radiologistas canceladores, se assim o desejarem.
Os técnicos especializados fazem parte dos Clinical MDTMs e há muito respeito entre os técnicos e os consultores clínicos e eles ficam felizes em cancelar os exames se considerarmos inadequados (geralmente os exames são solicitados por juniores inexperientes).
Para os inativos, não informamos a ninguém – basta documentar o motivo. O motivo do cancelamento é comunicado via HL7 à Ordercomms e ao PACS, para que os médicos que encaminham o rastreamento do paciente da enfermaria tenham consciência de que o exame foi cancelado e o motivo. Normalmente, aconselho-os a entrar em contato com o radiologista de plantão – quando documentar o motivo do cancelamento.
Na minha opinião, uma boa verificação eficiente é a maneira mais eficaz de controlar a demanda em radiologia. Na semana passada, devo ter cancelado cerca de 5-6 exames de tomografia computadorizada / ressonância magnética e também alterado alguns. Alterar os exames para o correto garante que “acerte na primeira vez”
.
Depoimento em fórum de médica radiologista de Doncaster Royal Infirmary
.
Os serviços públicos no mundo procuram modos de conter o uso inadequado de exames radiológicos, não contando apenas com autocontrole e boa formação do solicitante
.