É a geometria, echotalkers!


1-s2-0-s0735109717379391-fx1

.

Geometry as a Confounder When Assessing Ventricular Systolic Function: Comparison Between Ejection Fraction and Strain

.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28818204

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0735109717379391?via%3Dihub

.

Conclusions

Reduced deformation despite preserved EF can be explained through geometric factors. Due to geometric confounders, strain better reflects systolic function in patients with preserved EF.

.

A maioria das fibras orientadas longitudinalmente localiza-se no subendocárdio, que é considerado mais suscetível à doença miocárdica, incluindo a isquemia. Muitos estudos demonstraram que o GLS detecta anormalidades longitudinais sutis que não afetam a FE globalmente (7). Permanece incerto, no entanto, se uma pequena perda da função longitudinal per se é insignificante para a função de bomba global ou se os efeitos compensatórios por outros determinantes da EF são responsáveis ​​pela preservação da EF. Uma hipótese comum é que as fibras circunferenciais na parede média, se intactas, podem compensar a perda de mecânica longitudinal para preservar a função da bomba do VE e a FE (7,8). No entanto, vários estudos relatam uma redução significativa tanto na GLS quanto na strain circunferencial global (GCS), apesar da FEVE normal (1,9,10). O mecanismo que mantém a EF nesse cenário não é claro.

.

É um artigo complexo, mas muito bom e elucidativo. Vejam que a geometria, intensamente valorizada no blog, determina as respostas que colocam o Strain como método superior.

.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s